sexta-feira, 13 de março de 2009

The United States of Caos

Imagine um país onde tudo pode acontecer. Bom, nada melhor do que imaginar os EUA do modo como Hollywood retrata: constantes assaltos a banco, planos malignos traçados a todo o momento, explosões, perseguições em alta velocidade, policiais comendo rosquinhas, Jack Bauer e super-heróis. É United States of Caos.

Seria mais do que engraçado se todos os clichês do cinema – por que não, também, dos quadrinhos – tivessem vida na sociedade americana. Não minto que, quando pequeno, acreditava veementemente que nos EUA tudo aquilo que assistia, acontecia: o Homem-Aranha realmente morava em NY, tirava fotos para o Clarim Diário e era o problemático Peter Parker (pronto, falei).

Levando o assunto a sério, não sei como os norte-americanos conseguem sempre estar em grande perigo e nunca desconfiarem – a não ser quando acontece uma guerra de robôs alienígenas enquanto se passeia com o cachorro, mas ele já está em perigo. A ingenuidade dos americanos, para não dizer alienação, é monstruosa, assim como Godzilla e King Kong destruindo Nova Iorque – sempre ela. O ser mais tapado do planeta, de acordo com Hollywood, seria o povo norte-americano, irônico?

Gostar de aventuras é uma coisa, viver perigosamente todos os dias é outra. A rotina do típico americano é fora do comum, ela pode ser abalada a qualquer momento por qualquer coisa banal; de Gremlins e arquiinimigos a monstros vindos do espaço e desastres naturais elevados à décima potência. Por isso, pense duas vezes antes de visitar a terra do Tio Sam, que por sinal também existe.

3 comentários:

Gabriela Borini disse...

Eu já visitei a terra do Tio Sam e do Homem-Aranha.

Francine Esqueda disse...

Ai que saudade desta maravilhosa Blogosfera! Saudade de pessoas ótimas como vc! Bom te conhecer... Adorei seu blog!!! Uma verdadeira aventura!!!
Muito trabalho e compromissos me impediram de passar por aqui antes! Hoje, inclusive... Passei o dia todo na minha primeira aula da Pós graduação em Antropologia!! Já estou apaixonada, cheia de ânimo e projetos! Obrigada pela visita, por me desejar sorte e por fazer parte da minha terapia!
Beijos, a gte se fala!
Voltarei, com certeza!

Antéia Orteiro disse...

sei bem oq é preciso pra visitar o Tio Sam