sábado, 7 de março de 2009

Quase de fã para fã

Ontem foi dia de Watchmen. “Vixe, ferrou geral”, foi exatamente o que pensei quando logo saquei que nem todos ali, na sala de cinema, já haviam lido uma das maiores obras dos quadrinhos já criadas. “Essa galera não vai entender bulhufas”, desesperançoso quanto o próprio quadrinho.

Minha dúvida desde o começo era se quem não chegou a ler realmente nada sobre Watchmen entenderia. Tirando toda a porradaria hollywoodiana, Watchmen é quase um filme de fã para fã. Tudo bem, nem todos sairão, muitos menos sairão, 100% satisfeitos com o resultado final, mas não tem jeito, nada agrada a tudo e todos. Os não leitores certamente se perderam em algumas partes, mas nada que complique no desenrolar do filme.

Os mesmos efeitos de câmera, iluminação e gráficos impressionantes que Zack Snyder adicionou em 300 estão em Watchmen. Considerei uma bela escolha, tanto paras ação quanto para dar o clima necessário da HQ. Câmera lenta seguido de câmera mais acelerada dá um tchan impressionante ao filme, assim como os ambientes mais “sombrios”.

Agora, sem palavras, mesmo, fico no momento de comentar os primeiros minutos do filme. Ótima primeira cena, mesmo com todos os toques de brigas de cinema, seguida pela “apresentação” do filme com “The Times They Are A-Changin”, de Dylan. Quem leu o quadrinho entra num estado de recordações de cada momento; cada cena representando partes que iriam ser explicadas mais a frente do filme – já explicadas para os fãs.

A adaptação está quase que perfeita para algo que poderia ter sido um fracasso. Algumas pequenas histórias e sutilezas que encontramos nos quadrinhos faltaram, resta esperar pelo DVD. Minha única decepção foi a parte final do filme, não entendi a mudança feita. Não é o final dos quadrinhos. Não é um final tão feliz – não de alegria – para o filme, deixa brechas para dúvidas e discussões. Certamente foi a parte mais “irritante” para os fãs. É, temos mesmo que esperar pelo DVD, não tem como.

Não sei se é só em mim, mas deixou um gostinho de querer ler novamente Watchmen. Além da alegria de milhares de novos produtos no mercado, e, quem sabe, novos fãs. Aé, dou nota 9, vai.

2 comentários:

Unknown disse...

dormi em grande parte da primeira metade do filme auhshua

Gabriela Borini disse...

êêê uma resenhazinha do filme. bom, saldo final: vc adorou! :P perceptível.

seeeeeeee, e somente se, eu não tiver nada para fazer, eu vou pensar em vc e ver watchmen.

beijo, rafa