segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Há Algo Errado

E a discussão sobre os famosos “downloads ilegais” foi retomada nessa semana. A conclusão é simples, “somos todos piratas”.

Baixar filmes, séries, livros, CDs completos, músicas avulsas é crime? Sim. Então me de a explicação do aumento no número de downloads ilegais no decorrer dos anos. Fácil, é apenas um novo meio de consumo cultural. Isso quer dizer que milhões de pessoas são criminosas perante a lei? Exatamente!

Já parou para pensar, se há um aumento do consumo gratuito - ilegal - de qualquer bem é porque há um problema nesse meio? O que seria? São dois fatores que andam de mãos dadas. Primeiro, os altos preços de quaisquer produtos vendidos no mercado: CDs, DVDs, livros. Segundo fator: à distância bem - consumidor, o acesso de certos materiais não é tão facilitado quanto parece.

Segundo a matéria do Link, “Somos todos piratas?”, desta segunda-feira (2), nesse momento em que a maioria das pessoas está à margem da lei, o erro seria das pessoas ou da própria lei? A legislação está desatualizada para os tempos em que estamos vivendo. Quem sabe com a volta de discussões sobre a pirataria não se possa rever a lei de direitos autorais, e, também, um possível reajuste de preços.

Todos tem o direito de consumir bens culturais, seja lá qual for a forma. Qual a maneira de se conhecer mais sobre literatura, música e cinema caso não se tenha acesso? O download é, certamente, a forma mais fácil.

O importante, daqui para frente, é buscar uma maneira de conciliar os downloads com os direitos autorais de seus autores. “A ideia mais próxima de ser aprovada é o conceito de cópia privada, em vigor, por exemplo, nos EUA. Não resolve o problema por completo, mas é um avanço.”

Um passo de cada vez.

Um comentário:

Gabriela Borini disse...

Hi, eu aqui. Isso me interessa. De todas as perguntas aí da reportagem, as únicas em que me enquadro são 'baixa músicas e as coloca no ipod'. De resto, não faço nada. Ok, isso não quer dizer que eu seja menos pirata, eu sei. Mas combinemos que copiar dvd e passar músicas por bluetooth é bem mais sério, né? :/

O que eu tava pensando é: se até os artistas usam iPod, então não há como punir a todos nós, meros mortais, certo?

Acho que as únicas pessoas que não fazem esse tipo de coisa são certos pais, como os meus, que não sabem copiar nada no computador (são da época do disqueta), não têm iPod e os celulares são dos mais antigos nos quais essas funções de toques personalizados e bluetooth nem existiam!

Por fim, expresso minha opinião. Eu concordo e acho que as leis deveriam mesmo acompanhar os avanços.

Gostei do post e do tema, Rafa ;)
Beijo