sexta-feira, 28 de novembro de 2008

De volta ao Brasil

Pela quinta vez no Brasil, nomes consagrados das músicas de desenhos animados japoneses retornam ao país para cantarem os grandes hits.

Hironobu Kageyama e Masaaki Endoh, grandes nomes das animesongs (músicas dos desenhos animados japoneses, chamados de animes), apresentam-se no dia 6 de dezembro na Associação Okinawa, bairro da Liberdade, em São Paulo.

É a quinta vez que os dois cantores vêm ao Brasil e a segunda só em 2008. Eles normalmente se apresentam dentro de grandes eventos dedicados à cultura japonesa, como o Anime Friends, cujo público é garantido. Fazer uma apresentação independente desse circuito é novidade. “Será a primeira vez que a dupla vai se apresentar aqui fora de um evento especializado. Nossa aposta é muito grande”, comenta o jornalista, e um dos organizadores, Ricardo Cruz.

O show tem o nome de Steel Brothers, o mesmo de suas apresentações no final da década de 80, quando Kageyama e Endoh cantavam temas de animes e tokusatsus (filme ou série live-action de super-heróis produzidos no Japão) em versões mais pesadas, para o lado do Heavy Metal. A dupla fez um considerável sucesso no Japão, e por se vestirem como super-heróis, ganharam até mesmo uma história em quadrinhos própria.

“O que mais me chamou atenção logo de cara sobre eles foi o estilo vocal”, explica o estudante Marcelo Hasimoto, 19. “Os dois são diferentes de qualquer cantor que eu já tenha escutado, as vozes são únicas, é uma diferença que só se explica escutando algumas músicas”, completa.

Tanto Hironobu Kageyama, quanto Masaaki Endoh possuem vozes inconfundíveis, além de estilos próprios para cantar. Dono de uma voz potente e marcante, Kageyama domina uma grande variedade de estilos musicais, que vai desde músicas românticas e melódicas até o rock n’ roll e heavy metal. “As músicas de Kageyama me agradam pelo modo como ele as canta e jeito de levá-las”, conta Marcelo. Um grande fã da banda inglesa Deep Purple, muito famosa durante os anos 1970 e 1980, Kageyama cresceu ouvindo e fazendo “rock n’ roll das antigas”. “Isso transparece bastante no seu jeito de cantar, que, na minha opinião, é o mais técnico entre todos os cantores de anime songs”, enfatiza Ricardo Cruz.

Já Masaaki Endoh tem uma voz forte e aguda, bem característica, e é considerado uma revelação no meio musical japonês. “Ele tem os agudos ‘animais’”, exclama Marcelo, devido ao seu estilo mais moderno – como de algumas bandas mais pesadas - e agressivo de cantar, mas sem deixar as belas baladas de lado. “Eu não tenho dúvidas de que se o Endoh não fosse japonês – o que limita um pouco a sua abrangência, por vários motivos – ele seria considerado um dos maiores cantores do mundo”, comenta Ricardo.

Graças aos fãs e a sua sólida carreira musical , ambos os cantores tiveram diversas vezes a oportunidade de irem a outros países. O veterano Hironobu Kageyama chegou a se apresentar diversas vezes fora do Japão, indo às Filipinas, EUA, Espanha, e ao Brasil. A primeira vez de Kageyama em terras brasileiras foi em 2003, junto com o ator Hiroshi Watari e com o cantor Akira Kushida (cantor da música Daileon, de Jaspion) para participar do maior evento de animação japonesa da América Latina, o Anime Friends. “Foi bem legal”, comenta Kageyama sobre a primeira vinda ao Brasil, “nunca imaginei que tantas pessoas fossem comparecer e cantar junto conosco, em japonês, no Brasil”, continua. “Isso fez mudar um pouco o jeito que eu enxergo as coisas”, completa.

Em 2004, foi a vez de Masaaki Endoh vir ao Brasil, novamente no evento Anime Friends, acompanhado pelos cantores Hironobu Kageyama, Masaami Okui e Eizo Sakamoto. “Eu ouvi o que o Kageyama disse sobre o Brasil e até duvidei um pouco”, comenta Endoh. “Quando vim pela primeira vez percebi que ele tinha dito a verdade. Foi emocionante”, completa o cantor.

Kageyama e Endoh apresentaram-se em julho, com o grupo no qual fazem parte atualmente, o JAM Project, para mais de 8000 pessoas no evento Anime Friends, organizado Yamato Music Station, uma divisão recente da Yamato Comunicações e Eventos, que organiza os prinicipais eventos de cultura pop japonesa no Brasil. Como os dois cantores disseram no vídeo exibido para divulgação: “Estamos ansiosos para voltar ao Brasil!” E nós também.

Um comentário:

Unknown disse...

eles são demais mesmo ! estive presente no anime friends desse ano de 2008, eles cantam muito verei novamente eles, só que dessa vez no rio de janeiro no evento anime family dia 14 de dezembro, sou muito fã deles tenho todos os cds que os dois gravaram tanto juntos quanto separados em carreira solo. a musica japonesa está creçendo muito durante esses últimos anos, foi muito boa há matéria !!!