terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Once - Apenas uma vez

Não entendo porque certas pessoas possuem aversão aos musicais. Começamos a conversar sobre filmes que vimos recentemente e desejamos recomendar, mas quando citamos um filme que é musical a pessoa faz aquele nariz torto.

Foi exatamente isso que aconteceu quando tentei comentar sobre um filme (musical) que vi recentemente: Once (Apenas uma vez, aqui no Brasil). Tudo ia bem até citar que era um musical. Musicais são ótimos, esse também não deixa a desejar. O mais interessante sobre Once, além das boas canções, é a simplicidade em todos seus aspectos; não existe filme mais simples para ser explicado do que esse.

Once é um longa-metragem irlandês - recém lançado por aqui -, escrito e dirigido por John Carney, estrelado e cantado por Glen Hansard (cantor de uma banda irlandesa chamada The Frames) e Marketa Irglova (cantora e pianista Tcheca). Resumindo, o filme trata da mais pura e simples amizade que se forma entre dois desconhecidos. Podemos ir mais além: ele (Glen) é um talentoso músico de coração partido, que vive de consetar aspiradores de pó com o pai e tocar pelas ruas de Dublin, Irlanda; ela é uma vendedora de rosas, que rapidamente se identifica com a música do rapaz, e os dois iniciam uma amizade por conta dessa identificação.

Voltando ao simples e acrescentando ao realismo, o filme pode até mesmo ser considerado um conto de fadas moderno. Devido ao fato de Glen e Marketa serem músicos e amigos na vida real, fez com que o filme tivesse uma química diferente; o filme corre naturalmente, sem clichês ou exageros. Once é envolvente devido, novamente, a simplicidade, delicadeza, realismo e pelas belas músicas.

As canções foram feitas pelos próprios protagonistas, que ganharam até mesmo um Oscar de melhor trilha sonora. As letras são profundas e emocionantes - que encaixam perfeitamente -, melodias cativantes e simplicidade nos instrumentos, violão, piano e voz. Once se torna um musical diferenciado por não possuir um cenário a ser enquadrado, sem coreografias e exageros. Trata-se apenas da lingua que todos falam: a música e a paixão, pura e simples.

Once é muito mais do que recomendado! Para quem gostou de O som do coração, talvez seja uma boa pedida em sua locadora favorita. Assista com vontade, aprecie às músicas e toda a emoção envolvida, sem se importar com o baixo orçamento. O foco do filme são os personagens, pessoas que, muito bem, poderiam ser nós mesmos.

Assista ao Trailer - 2min19:

3 comentários:

Gabriela Borini disse...

gostei, rafa, do texto e do trailer. vou assistir, prometo. (só preciso fazer uma conta em uma locadora daqui). beijos, amore =X

Unknown disse...

Eu gosto de musicais. Só não gosto de filmes completamente surreais, tipo "P.S: Eu te amo" e coisas supermelosas assim :~

Adorei o blog :D

Renata ;) disse...

Amo musicais e gostei de Som do Coração!!
=D
Assitirei com certeza