quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra


Hoje é dia da Consciência Negra. Além de ser um bom dia para não ter aula ou trabalhar - não em todos os lugares -, você sabe o que é o Dia da Consciência Negra?

Esse dia é celebrado desde a década de 1960, mesmo que só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos, em 20 de novembro no Brasil. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (em 1594).

Todos os anos são realizados eventos dedicados à esse dia, com muita música, palestras e eventos educativos. Fique por dentro da programação clicando aqui.

E o portal G1 divulgou uma lista feita pelo ex-secretário de Cultura do município de São Paulo e atual diretor do Museu Afro-Brasil, Emanoel Araújo, com aqueles que considera alguns dos filmes mais representativos para a afirmação do negro na cultura brasileira e internacional.

Segue a lista:

- "Cartola - Música para os olhos" (2007), de Lírio Ferreira
- "Paulinho da Viola - Meu tempo é hoje" (2003), de Izabel Jaguaribe
- "O último rei da Escócia" (2006), de Kevin McDonald
- "Cidade de Deus" (2004), de Fernando Meirelles
- "Rio 40 graus" (1955), de Nelson Pereira dos Santos
- "Xica da Silva" (1976), de Cacá Diegues
- "Barravento" (1962), de Glauber Rocha
- "A grande feira" (1961), de Roberto Pires

Saiba mais:
- Praça da Sé lota em comemoração ao Dia da Consciência Negra
- Mundo Negro
- Fundação Cultural Palmares

Um comentário:

Gabriela Borini disse...

interessante. eu não sabia o pq da data ser hoje. o negro merece. conheço muitos que são demais. bjs, rafa (ps. eu não te odeio)