sábado, 17 de janeiro de 2009

Ilegal legal

Um relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês) afirma que 95% da música baixada pela internet é ilegal, sem pagamento para artistas ou gravadoras.
E esses números, certamente, irão crescer cada vez mais até chegar ao seu máximo. Não existe mais como conter os downloads ilegais; as pessoas não querem mais pagar para ouvir música, pelo menos grande parte da população que utilizata a internet.

A indústria fonográfica terá que pensar em uma nova forma para sobreviver aos novos meios de consumo musical, no qual, na verdade, não está mais voltado para o consumo. Qual o objetivo de pagar por algo que você pode ter, "gratuitamente", sem sair de sua casa? Já há algum tempo as pessoas se deram conta disso e resolveram tentar essa nova forma. Por enquanto, para elas, está dando muito certo. Enquanto isso, algumas lojas de discos tentam se manter em pé, vivendo numa corda bamba.

O download é uma das melhores formas para se conhecer bandas novas, além de não ser feito de idiota. Você não compra um CD ruim, sabendo que ele é ruim. Baixando, podemos saber se aquele álbum traz o que se espera de determinado artista. Há, "agora", a chance de escolher o que comprar, sem pesar a consciência. Escuta-se primeiro para depois comprar, ou não.

Mas são poucas as pessoas que ainda compram música - uma única música ou CDs. E quem seriam esses que continuam na "nova idade da pedra" (ou seria "do CD")? Colecionadores, fãs, saudosistas, nenhuma das alternativas anteriores? Em qual você se enquadra?

Nenhum comentário: