terça-feira, 26 de maio de 2009

A União Faz a Força

Não sei se pode ser considera a melhor notícia do ano, mas chega bem próximo. O jornal britânico The Daily Express lançou que Sir Paul McCartney e o velho lobo Bob Dylan farão uma parceria na composição de algumas músicas. O encontro poderá acontecer na ensolarada Califórnia durante o verão americano (inverno no Brasil).

Por enquanto acredito que sejam apenas suposições, mas há um certo tempo Dylan disse à Rolling Stone EUA que seria "excitante" trabalhar com o ex-fabfour. Macca que deve ter pirado com essa declaração, já que os Beatles eram grandes fãs do mestre folk, que apresentou a maconha aos garotos.

Pode ter certeza que dessa brincadeira sairá material mais do que interessante, talvez histórico. Nos resta esperar.

domingo, 24 de maio de 2009

Parabéns pra você

E não é que hoje é aniversário da lenda, do dinossáuro da música, Bob Dylan? Estava eu fuçando o site do G1, eis que encontro um vídeo antiguera, 1984, sobre o músico, apresentando pela Marília Gabriela num visual totalmente anos 80.

Confira:



A música é Sweetheart Like You, do 25° disco, Infidels. Bom disco, recomendo.

domingo, 17 de maio de 2009

Virada Cultural Paulista - Interior Version Delux

A Virada Cultural Paulista foi lançada em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público estimado é de 1 milhão de pessoas que poderão acompanhar mais de 560 apresentações.

Na verdade tudo isso são apenas números. Foram 24 horas (mais número aí) de muitas atrações culturais que vão além dos números. Não importa muito quantas pessoas compareceram às apresentações, foram muitas. E os números e horários de nada valem quando a festa é bem maior do que isso: cultura free ao público disposto a se divertir.

Aqui em minha cidade (Indaiatuba) os show foram ótimos e para todos os gostos. Móveis Coloniais de Acaju, Alien Groove (power trio indaiatubano de muita qualidade), Marcelo Nova, Dead Fish, Lenine, Yamandu Costa e CPM22. Nomes para colocar respeito ao segundo ano consecutivo da festa na cidade.

A iniciativa é legal de dar shows e apresentações, principalmente que grande parte desses shows sairiam caro e nem todos poderiam pagar. É a chance de ver artistas que gostamos e descobrirmos novos grupos de maneira barata - de graça né? - e divertida. O mais legal de tudo que cresce cada vez mais, ganha mais credibilidade e logo menos ficará muito mais importante, podendo até mesmo ajudar na criação de novos festivais de tudo que pudermos imaginar.

Legal também foi "trabalhar". Cobrir um evento desse tipo chegar a ser diversão. Entrevistar músicos conhecidos, simpáticos e que falam bem é gratificante e ainda colabora na matéria.

Que venha mais! Viva!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Baloei na Pixar

Quem não se lembra do Padre Aderli de Carli? Não? Bom, foi ele que desapareceu na tentativa de bater um recorde voando com balões de festa. Agora sim. E você se pergunta, o que isso tem a ver com o post de hoje? Tudo!

Ele não ressuscitou no terceiro dia, mas teve participação nesta manhã no Festival de Cannes. A história do padre atravessou os setes mares, para não dizer os sete ventos, e tem a ver com a nova animação da Disney/Pixar, Up - Altas aventuras.
"Nós ouvimos falar do padre. Sentimos muito por ele", disse o produtor-executivo Bob Peterson em entrevista coletiva nesta manhã em Cannes. "Nos Estados Unidos também tem um sujeito que junta dinheiro e duas vezes por ano sai fazendo a mesma coisa." O episódio do padre Adelir de Carli, no entanto, não inspirou nem alterou o rumo do filme, que já vinha sendo escrito há quatro anos.
O longa, escolhido para abertura do evento, conta a história de um velhinho de 78 anos que perde a mulher e decide voar para a América do Sul amarrando milhares de balões coloridas em sua casa.

Parece super interessante, além de que o visual será, sem sombra de dúvidas, deslumbrante. Agora temos que aguardar críticas e a vinda do filme para o Brasil.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Motown 50 – Yesterday, Today, Forever

Nada melhor do que indicar algum disco de boa qualidade, mas no caso de hoje serão três. Na realidade trata-se de mais de 15 artistas, 3 discos e um único álbum: Motown 50 – Yesterday, Today, Forever.

Para quem não conhece (deveria), Motown não é um grupo, muito menos um projeto, mas uma gravadora norte-americana, fundada por Berry Gordy, Jr., que agora em 2009 completou 50 anos. Você deve estar pensando qual a importância do aniversário de 50 anos de uma gravadora, no caso da Motown, toda.

A gravadora, antes chamada de Tamla Records, foi um importante marco para a história da música popular mundial, ela lançou grande parte dos maiores artistas negros de todos os tempos, e logo em seguida conseguiu levá-los ao lugar máximo das paradas de sucesso. Nos anos 60, Motown ficou conhecida por seu bom trabalho com a mistura de sons variados, como soul, rhythm and blues (R&B) e uma distinta influência pop, formando, assim, o que ficou conhecido como “O Som da Motown”.

Mesmo com o seu surgimento na década de 60, o som da Motown continua até os dias de hoje, especialmente em comerciais, televisão e cinema, algumas rádios (Antena 1, sabe?) e principalmente influenciando artistas atuais como Duffy, Amy Winehouse e Joss Stone.

Nomes como Smokey Robinson, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Diana Ross & The Supremes, The Jackson 5, entre outros foram todos impulsionados pela gravadora, conquistaram grande sucesso e estão todos nessa coleção. Alguns desses artistas serão lembrados facilmente, se não forem, na primeira ouvida de qualquer uma das músicas dos 3 CDs certamente serão rapidamente reconhecidos.

São 50 músicas para relembrar de diversos músicos que fizeram história, comemorar os 50 anos de sucesso da gravadora e todas os obstáculos vencidos para chegar até onde estão. Motown 50 – Yesterday, Today, Forever é um box que não pode faltar na sua coleção ou quem sabe presentear pais e avós!

CD 1
1. I Want You Back - The Jackson 5
2. I'll Be There - The Jackson 5
3. Bem - Michael Jackson
4. What's Going on - Marvin Gaye
5. Ain't no Sunshine - Michael Jackson
6. Abc - The Jackson 5
7. Do I Love You - Frank Wilson
8. I Heard It Through the Grapevine - Marvin Gaye
9. One Day in Your Life - Michael Jackson
10. My Girl - The Temptations
11. This Old Heart of Mine - The Isley Brothers
12. Ain't no Mountain High Enough - Diana Ross
13. Reach Out, I'll Be There - The Four Tops
14. You Can't Hurry Love - The Supremes
15. Heaven Must Have Sent You - The Elgins
16. Let's Get It on - Marvin Gaye
17. The Tears of a Clown - Smokey Robinson & The Miracles

CD 2
1. Papa Was a Rollin' Stone - The Temptations
2. What Becomes of the Brokenhearted - Jimmy Ruffin
3. Heatwave - Martha Reeves & the Vandellas
4. Needle in a Haystack - The Velvelettes
5. The Tracks of My Tears - Smokey Robinson & The Miracles
6. Ain't Too Proud to Beg - The Temptations
7. Stop! in the Name of Love - The Supremes
8. Stoned Love - The Supremes
9. Baby Love - The Supremes
10. Dancing in the Street - Martha Reeves & the Vandellas
11. Rockin' Robin - Michael Jackson
12. Nowhere to Run - Martha Reeves & the Vandellas
13. Endless Love - Lionel Richie & Diana Ross
14. Twenty Five Miles - Edwin Starr
15. For Once in My Life - Stevie Wonder
16. Get Ready - The Temptations
17. Mercy Mercy Me - Marvin Gaye

CD 3
1. Behind a Painted Smile - The Isley Brothers
2. Signed, Sealed, Delivered - Stevie Wonder
3. Easy - Commodores
4. Ain't Nothing Like the Real Thing - Marvin Gaye
5. War - Edwin Starr
6. It's a Shame - The Spinners
7. Just My Imagination - The Temptations
8. I'll Always Love You - The Detroit Spinners
9. You Are Everything - Diana Ross & Marvin Gaye
10. I'm Still Waiting - Diana Ross
11. When You're Young And in Love - The Marvelettes
12. Going to a Go Go - The Miracles
13. Don't Leave Me This Way
14. My Guy - Mary Wells
15. Please Mr. Postman - The Marvelettes
16. Standing in the Shadows of Love - The Four Tops

domingo, 3 de maio de 2009

AC

Notícia triste logo pela manhã.

O músico David Cook anunciou hoje pela manhã, em discurso após a Race For Hope, que seu irmão, Adam Cook, veio a falecer esta madrugada.

David Cook foi o ganhador da 7ª temporada do American Idol, e quem acompanhou a carreira do cantor no programa estava familiarizado com sua história e a luta de seu irmão, há 10 anos, contra um câncer cerebral.

Adam Cook tinha 36 anos e era o irmão mais velho de David.

Aqui você pode ver o discurso na íntegra: