terça-feira, 8 de julho de 2008

Qual que foi?

Queria ter a capacidade de sempre lembrar meus sonhos. Acho horrível a sensação, porém reconfortante algumas vezes, em não lembrar do que acabei de sonhar. Tenho a mania de sonhar com algo, acordar e voltar pro sonho de novo; mas, depois, que realmente acordo, não lembro de nada e fico com uma sensação estranha. Uma sensação de felicidade ou angustia, dependendo do sonho. Ou pesadelo.

Não tenho tanta capacidade de acordar e lembrar do sonho na íntegra, gostaria, mas não dá. Minha cabeça fica a toda antes de dormir, tanto que, um vez, quase dormindo pensei em algo que considerei brilhante( na minha concepção era brilhante, ok), pulei feito um louco da cama e fui correndo anotar o que havia pensado. Não lembro o que era, mas devia ser muito bom; acredito que deve ter sido na época que eu estava com uma mania de escrever, quase que sobre tudo.

O mais interessante, e posso dizer legal, dos sonhos é a capacidade de sonharmos com coisas totalmente loucas. Isso é normal no sonho; podemos ser livres por lá, hein. Os sonhos já foram retratados de diversas maneiras: pintura, cinema, música, teatro, etc. "Um Cão Andaluz" (Un Chien Andalou) é a mistura de duas telas, as telas de Salvador Dalí, famoso pintor conhecido por seu trabalho surrealista, em conjunto com as telas cinematográficas de Luís Buñuel, aclamado e polêmico diretor espanhol. Tal filme é considerado o maior representante do cinema experimental surrealista.

O filme não possui uma ordem, ou história, correta, se posso dizer, pois se trata de um sonho. Existe a lógica do sonho, que, na verdade, apenas pode ser explicado por psicanálise, por exemplo, de Freud; subconsciente e fantasias. Não pretendo entrar em tais detalhes, foi apenas uma vontade de me expressar sobre algo que gostaria de entender um pouco mais e um filme - puxado para um curta, pois tem apenas 16 minutos - que consegui finalmente assistir, depois de longos anos.

Para finalizar, a Disney fala: "Dreams come true", bom, espero que não. Não gostaria muito de ser perseguido, atropelado ou cair de prédios. Deixo pra quem curte uma dorzinha.

Beijos e sonhem comigo ;D

3 comentários:

Gabriela Borini disse...

Sorry, mas não vou sonhar com vc, porque tô com os pensamentos em outras pessoas =X

Cara, não te contei, mas uma vez sonhei que estava indo pra sala conversando com a Mara Rubia. Só que o mais louco do sonho era que eu estava falando: "Mara, se a secretaria perdeu a minha prova da sua matéria, não podem me dar a nota baseada na minha nota de Biologia. Eu sou ruim em Biologia e na sua matéria não. Eles têm que achar minha prova!!!!" Depois dessa, eu acho que não preciso dizer que eu GERALMENTE me lembro de todos os meus sonhos.

Qualquer dia te conto mais ;)
Beijos

Unknown disse...

Alguns sonhos são bastante marcantes...daqueles que vc sonha desde criança... e eles se repetem...mas as vezes tem o final mudado... interessante... e surreal...

Leonardo Maturana disse...

Oui dizer que, para psicanálise, ter o mesmo sonho repetidas vezes signifca que vc algo te incomoda muito. Quando o sonho cessa, vc já superou o problema.
O mesmo ocorre quando vc tenta correr nos sonhos e não consegue. Quando vc consegue correr, significa q nada perturba seu incosciente.
Vai saber se é verdade. hehehe

Abraços
e q o sandman cuide bem de vc durante as noites